A adolescente Vanessa da Silva Gonçalves (foto – abaixo), 14 anos, sabia que existia, admirava, até, mas nunca tinha tentado jogar vôlei. O mesmo disse a sua amiga, Nicole Nascimento, 13. Participaram de um partida, onde todos os jogadores não mostravam muita intimidade com a bola e a rede. Não sabiam o que era sacar, cortar ou bloquear.
“Mas a gente se divertiu muito, porque não é sempre que aparece uma novidade por estas bandas”, afirmou a adolescente, que revelou tentar jogar outras partidas com amigos do bairro. Ela também tentou arremessos no basquete. Mas reconhece que não leva muito jeito para estes esportes.
Elas e outras dezenas de crianças e jovens que moram nas imediações do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho participaram dos Jogos Lúdicos e Atividades de Recreação, inciativa da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
O estudante Emerson Bispo (foto), 12, disse que gostou das atividades. “Joguei golzinho e cobrei pênaltis. Foi uma manhã muito divertida”. Todos puderam jogar futebol (golzinho), vôlei, basquete e disputar cobranças de pênaltis.
O diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito, disse que, ao longo do ano, o projeto será levado para outros bairros e sedes distritais, mas não adiantou datas ou locais. “Vamos fazer uma avaliação do que foi realizado e projetar futuras ações, tendo como meta áreas onde o lazer não estão tão próximo dos seus pequenos moradores”.
Servidores lotados no Departamento de Esporte e monitores orientaram as crianças e adolescentes.