Centro Pan -americano de Judô recebe Seminário Nacional de Arbitragem neste final de semana

27 de março de 2015
Foto_Marcelo Reis
A Gestão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô realiza no próximo final de semana, dias 28 e 29 de março, o I Seminário Nacional de Arbitragem de 2015, no Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. O evento contará com 38 árbitros de nível internacional e diretores de arbitragem de 24 Federações: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
“O objetivo deste encontro é atualizar os árbitros e diretores de arbitragem das Federações Estaduais com o que há de mais recente dentro da Federação Internacional de Judô. Não tenho dúvidas de que este Seminário será fundamental para padronizarmos cada vez mais a arbitragem brasileira e seguirmos sendo uma das melhores do mundo”, disse o Professor José Pereira, gestor nacional de arbitragem.
A abertura será feita às 09 horas do dia 28 e contará com a presença de autoridades, como o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, e o 1º vice-presidente da CBJ, Marcelo França, representando o presidente Paulo Wanderley Teixeira. O Seminário de Arbitragem será composto por dois módulos, um em cada dia do evento. No sábado, dia 28, será feita uma vídeo-aula no auditório do CPJ com o conteúdo apresentado no Seminário Mundial de Arbitragem, realizado em Málaga, na Espanha, nos dias 30 e 31 de janeiro. Essa etapa será ministrada pelo Professor José Pereira, e por Jeferson Vieira, árbitro internacional A e integrante da Gestão Nacional de Arbitragem.
Já no domingo, 29, será realizada a parte prática do Seminário nos tatames do CPJ. Questões técnicas específicas, como a demonstração de saída de área e do atendimento médico, serão abordadas pelo Professor Jeferson Vieira. O uso do sistema de vídeo-replay e o comportamento do árbitro de mesa serão debatidos pelo Professor Marson Albani. O encerramento será feito com a entrega do Manual de Regras editado pela Confederação Brasileira de Judô e de um DVD com o conteúdo técnico do Seminário.
“A capacitação do quadro nacional de árbitros da CBJ tem sido uma constante em nossa administração. Nos últimos, mais do que duplicamos o número de árbitros qualificados pela Federação Internacional de Judô “, disse o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira. “O principal objetivo desse Seminário Nacional é a atualização com as últimas orientações da FIJ válidas até os Jogos Olímpicos do Rio e os participantes sejam os multiplicadores das informações em seus Estados”, concluiu. 
O Seminário de Arbitragem faz parte de um calendário de atividades que serão realizadas no CPJ ao longo de todo o ano de 2015, que começou com a I etapa do Circuito Baiano em março e terá com próximo evento a concentração para o Campeonato Pan-americano sete a 12 de abril.
26.03.2015
Informações da Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *