Copa São Paulo Sub 20: Jovem do Guarani faz bate-volta de 530 km para se apresentar a Exército

10 de janeiro de 2015
O elenco do Guarani ganhou um desfalque momentâneo na semana decisiva da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Principal promessa do grupo alviverde, o meia João Vittor fez um bate-volta entre Ilhabela e Campinas para cumprir um dever cívico: se apresentar ao Exército Brasileiro. O jovem tem 18 anos e viajou 530 km (ida e volta entre interior e litoral) ao lado de dirigentes bugrinos para acelerar o processo de dispensa.
A epopeia começou na quinta-feira de manhã, quando, horas depois do empate por 1 a 1 com o Criciúma, João Vittor deixou a delegação do Guarani em Ilhabela e partiu para Campinas, acompanhado do presidente Horley Senna, do superintendente de futebol Lucas Andrino e do técnico Marcelo Veiga. Ficou o dia inteiro nos alojamentos do Brinco de Ouro e foi à junta militar logo na sexta cedo, como marcado antecipadamente.
O procedimento no Exército foi rápido. João Vittor, que já estava em processo de dispensa da instituição, foi encaminhado a um setor e marcou o dia para jurar bandeira, último passo para ser liberado pelos militares. O meia do Guarani volta à junta no dia 28 de janeiro, três dias após a decisão da Copa São Paulo.
– Foi tranquilo. Cheguei lá, bateram meu nome computador, já me encaminharam para outro lugar e marcaram dia para jurar bandeira. Volto para Ilhabela hoje (sexta) – disse João Vittor, considerado uma das principais promessas da base bugrina. Assim que acabar a Copinha, o jovem será integrado ao elenco profissional, comandado por Marcelo Veiga. 
O meia, porém, não será o único a fazer a viagem entre Ilhabela e Campinas. O grupo conta com mais atletas com idade para se alistar, o que pode garantir desfalques ao técnico Carlinhos se o clube chegar à fase decisiva. Com quatro pontos, o time precisa vencer o São José-RS e torcer para que o Criciúma não passe pelo Vila Nova. Se ficar em segundo no Grupo U, o Guarani brigará por uma vaga de critério técnico, conquistada pelos melhores vice-líderes.
Este não é o único caso curioso da trajetória bugrina na Copa São Paulo. Parte da delegação pegou uma virose durante os treinos em Ilhabela, provavelmente pela junção entre alimentos e o forte calor da região, e tenta se recuperar a tempo de jogar no sábado, em partida marcada para 15h30 (horário de Brasília). Nove jogadores, entre eles o próprio João Vittor, recebem atenção especial do departamento médico.
– Infelizmente isso (virose) não estava nos planos. Agora são nove com esse problema. Alguns já foram para o posto de saúde tomar soro. Estamos dando remédios paliativos a todos para aliviar as dores. Eu estava assim ontem (quarta) também, mas não jogo. Imagina jogar assim nesse calor – comentou o técnico Carlinhos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *