Aos 14, Samuel Pupo entra no WQS e já mira recordes do “vizinho” Medina

30 de janeiro de 2015
Samuel Pupo (Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Sebastião)
As semelhanças são muitas. Gabriel Medina e Samuel Pupo são dois surfistas que desde a adolescência chamam a atenção pelo talento. Os dois cresceram em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, e aprenderam a pegar ondas em Maresias, badalada praia da cidade. Também fazem parte da mesma equipe, a Rip Curl.
Mas a diferença de idade entre Medina, 20 anos, e Pupo, 14, também traz um abismo entre os feitos dos dois surfistas. Samuel é apontado como uma promessa do surfe, enquanto Gabriel deixou esse status para trás e hoje é uma realidade. Não são poucos os recordes quebrados pelo atual campeão mundial: atleta mais jovem a vencer uma etapa do WQS (divisão de acesso à elite), surfista mais novo a integrar a elite mundial (WCT) e competidor mais jovem a faturar o campeonato mundial de surfe.
SAIBA MAIS
Samuel Pupo pode se orgulhar de ter tido dois professores da elite mundial. Aprendeu a surfar desde pequeno com seu irmão, Miguel Pupo, e também assistindo a evolução de Gabriel Medina. Em 2015, o adolescente disputará seu primeiro WQS. Caso consiga ficar entre os 10 primeiros, baterá o recorde de atleta mais novo na elite do surfe. A missão não será nada fácil, no entanto, por ainda não ter pontos no ranking, Samuel deve disputar apenas etapas de menor expressão. Se for bem, ganha espaço para 2016. Mesmo se só carimbar a vaga na elite no próximo ano, o paulista quebra o recorde de Medina de mais jovem surfista no WCT.
– Estou treinando muito para 2015. Tanto fisicamente quanto mentalmente. Vou competir em alguns eventos do WQS, o que exige um nível de surfe muito alto. Quero muito ser o surfista mais novo na elite, e também o mais novo a conquistar o título mundial – disse Samuel Pupo.
O preparo psicológico de Samuel já é testado por Medina e seu irmão desde cedo. Quando o adolescente começou a se destacar, ouviu as primeira provocações. Conforme a vaga na elite mundial se aproxima, as brincadeiras aumentam. A ansiedade também.
Gabriel Medina com os irmãos Miguel e Samuel Pupo em Maresias (Foto: Divulgação/ Vult Cosmética)
– Todos eles fazem bastante brincadeira, dizem que não vão dar mole para mim e essas brincadeiras acabam me deixando um pouco ansioso. Quero muito estar entre eles logo – afirmou Samuel, em entrevista por e-mail.
Na preparação para os torneios de 2015, Samuel Pupo ainda não teve tempo de encontrar Gabriel Medina após o título mundial do conterrâneo. Quando Medina estava deixando o Havaí, Pupo estava chegando.
– Quando ele está no Brasil, eu converso e surfo bastante com ele, até mesmo porque nós temos o mesmo patrocínios e somos quase vizinhos. Desta vez, ainda não conversei com ele. No dia em que estava indo para o Havaí, ele estava chegando. Queria ter visto ele, mas ainda temos o ano inteiro – disse.
Samuel e Miguel Pupo são filhos de surfistas. Wagner Pupo competiu por mais de 30 anos e, hoje, fabrica pranchas. Devido ao amor do pai pelo esporte, os dois filhos começaram a surfar quando ainda vestiam fraldas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *