No próximo domingo (06), atletas marcam presença no Ironman 70.3 Brasília 2014, etapa nacional do Circuito Mundial da modalidade. A prova terá um percurso de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, com participantes nas categorias Elite e Faixa Etária.
Entre os participantes, Salvador estará representada pela equipe amadora da Pace Sport, que conta com 13 atletas para a competição. “Conciliar os treinos de Triathlon com a vida profissional, social e família é sem sombra de dúvidas, o maior desafio de um triatleta amador.” destaca o Professor Edy Freitas, treinador da equipe e triatleta amador.
Mesmo apresentando uma boa geografia para a prática do esporte, Salvador deixa a desejar nas condições estruturais urbanas, dificultando os treinamentos dos atletas. “Apesar de estarmos a pouco menos de dois anos para sediarmos as Olimpíadas, praticar esporte é algo muito difícil nos grandes centros urbanos de nosso país pela falta de estrutura e de consciência da própria população. No caso do triathlon, essa dificuldade é ainda maior, pois na capital baiana não há sequer uma piscina olímpica para os treinos de natação. Já para a prática do ciclismo, é preciso começar a pedalar ainda de madrugada para que o atleta não tenha que disputar com carros e ônibus um espaço nas ruas e avenidas. Na corrida, essa disputa se torna ainda maior, devido à falta de ciclovias e faixas exclusivas para corredores” completou o treinador.
Além dos competidores nacionais, o Ironman 70.3 contará com triatletas da França, Chile, Argentina, Bélgica, Estados Unidos, Reino Unido, Polônia e Austrália, incluindo a atual bicampeã mundial Mirinda Carfrae e o campeão do Pan-Americano de Longas Distâncias 2013, o francês Benjamin Sanson.