Com dois gols na partida e uma ampla vantagem sobre o adversário, o time sub-17 do Teofilândia não teve muita dificuldade para vencer o Arací e ficar com a taça de campeão da Copa Cosisal de Futebol sub-17. Jogando em casa, com todo o apoio da torcida, o time honrou a liderança do campeonato e saiu da cosisal com a certeza de que foi o melhor entre os que a disputaram. A segunda final foi realizada no último sábado (14), no Espaço Esportivo Bola Verdão, e contou com a presença de pelo menos mil pessoas.
Como já tinha perdido a primeira partida da final por 2 a 0, o Arací entrou em campo com uma missão praticamente impossível: fazer três gols. O infortúnio do visitante foi confirmado com primeiro gol sofrido ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o atacante do Teofilândia, Israel Fonseca, que estava de volta ao grupo após suspensão, ampliou a vantagem, fechando o caixão do adversário.
De acordo com o gestor da Cosisal, Adilson de Souza, dos 48 pontos disputados, os meninos do Teofilândia conquistaram 38. Em todo o campeonato, eles perderam apenas duas vezes, ambas na fase classificatória. Foram 16 partidas disputadas, em que acertaram 29 vezes a rede e sofreram apenas 11 gols. Além disso, pelas boas atuações, o atacante Israel foi convidado para disputar a Copa São Paulo Hitachi de Futebol Júnior pelo Fluminense de Feira.
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com apoio das prefeituras que sediam os jogos, a Copa do Cosisal está acontecendo desde o mês de agosto. 22 equipes participaram da competição que tem como objetivo gerar inclusão social e fortalecer o esporte baiano, além de ser uma porta para o primeiro emprego de muitos dos jovens.
As equipes foram das cidades de Água Fria, Arací, Biritinga, Candeal, Conceição do Coité, Cansanção, Ichú, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Pé de Serra, Queimadas, Retirolândia, Santa Barbara, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Tanquinho, Teofilândia, Tucano e Valente.