Agressão a Jogadores de Porto Seguro em Jogo do Campeonato Intermunicipal

13 de novembro de 2013

                                 Flagrante da agressão contra Índio e o goleiro Neilton (no chão)

Agressões absurdas e violência inqualificável na rodada do domingo, 10 de novembro, do Campeonato Intermunicipal da Bahia, na cidade de Conceição do Almeida, região do Recôncavo. Antes mesmo de terminar a partida, torcedores já atiravam latinhas de bebidas e pedras sobre os jogadores da Seleção de Porto Seguro. Em seguida, invadiram o gramado e despejaram toda a incompetência; a raiva; a violência sobre os jogadores da equipe visitante, notadamente os atletas Neilton e Alysson. Além de Índio, que já havia sido trucidado em campo e precisou ser substituído.
Todas as cenas foram registradas em vídeo pelo repórter fotográfico J. Góis, do site Portal 08, que cedeu as imagens ao presidente da Liga de Futebol Amador de Porto Seguro, Cristiano Ferreira.
As fotografias mostram, por exemplo, como a equipe saiu de campo sob forte proteção policial, em comboio formado por cinco viaturas da Guarnição Especializada Caatinga, das cidades de Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus.
A PM escoltou a retirada da Delegação portosegurense desde o Estádio Pedro Coni Neto até a rodovia de acesso à cidade de Santo Antonio de Jesus, onde a equipe e a imprensa do extremo-sul da Bahia estavam hospedadas. O grupo ficou sentado no assoalho do ônibus, de cabeça baixa, em silêncio e com as luzes do veículo apagadas, por orientação da própria PM, temendo mais violência por parte dos atletas e torcedores de Conceição do Almeida, que formavam um ‘corredor polonês’ do lado de fora.
As cenas de pancadaria também foram registradas pela imprensa de cidades vizinhas a Conceição do Almeida . Foram momentos de agressão covarde protagonizadas pelos jogadores e até alguns membros da comissão técnica do time anfitrião [expressão muito mal utilizada para este caso].
Esse tipo de atitude não representa o futebol que se deseja. Jogador nenhum do Brasil, mesmo no esporte de várzea, deveria adotar esse comportamento primitivo.
O que causa espécie, no entanto, é que até agora, a Federação Baiana de Futebol, que organiza o Campeonato Intermunicipal, e se orgulha de dizer que é o maior Campeonato do Brasil, ainda não se posicionou sobre o fato. E é claro, que ela já tomou conhecimento do ocorrido tendo em vista a presença de cinco árbitros da FBF na partida. Além de todas as imagens que chegaram e a denúncia do próprio presidente Cristiano Ferreira.
Na atualidade, o conceito de fair play é um elemento essencial do futebol, e representa os benefícios de cumprir as regras, ter bom senso e respeitar jogadores, árbitros, adversários e torcedores. A FIFA criou até um prêmio, que homenageia atletas ou grupos que não costumam aparecer nas manchetes das páginas policiais. Justamente esse tipo de manchete protagonizada pela equipe de Conceição do Almeida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *