As competições, apoiadas pela Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), fazem parte do Programa Dimensão Social do Futebol que integra ações que buscam promover a inclusão social e a geração de emprego e renda, utilizando o futebol como ferramenta.
Para o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, “a Sudesb cumpre com o papel de garantir apoio e promover a organização dessas competições. Por meio delas, são revelados talentos de jovens atletas, criando oportunidade do primeiro emprego. Além do futebol, muitas outras modalidades esportivas têm recebido o apoio do Governo do Estado, a exemplo do boxe, ciclismo, judô, natação”, lembra Dourado.
As copas têm como objetivo o estímulo à prática do esporte, além de impulsionar setores como comércio e serviços nos municípios e bairros sedes dos jogos. Somadas as seis competições, a Sudesb está investindo mais de R$ 164 mil, que serão aplicados na área de recursos humanos, material esportivo e promocional, além dos troféus e medalhas usadas na premiação.