Em 2014, Santaluz protagonizou, com Cachoeira, uma das finais mais emocionantes e disputadas da história do Intermunicipal. No jogo de ida, os cachoeiranos venceram em casa por 2 a 1.
Mas, no duelo de volta, Santaluz reverteu o placar nos minutos finais com um surpreendente 5 a 4 e levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, Cachoeira sagrou-se campeão ao vencer por 4 a 2.
Aquela decisão certamente ficou na memória dos seguidores da competição. E é empurrada por aquela campanha que Santaluz retorna à maior competição de futebol amador do país neste ano.
Depois de ficar de fora em 2015, a Seleção Luzense encaminhou, através de parceiros, sua volta na última segunda-feira (30), em reunião na sede da Federação Bahiana de Futebol. Participaram do encontro o prefeito do município, Zenon Nunes Filho, o presidente da Liga Desportiva da cidade, Mário Rogério, e o diretor de arbitragem, Roberval Marques. Eles foram recebidos pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, o vice-presidente, Ricardo Lima, e a diretora técnica, Taíse Galvão.
Na pauta do encontro também não faltou a parceria e apoio da FBF às competições locais, com objetivo de fomentar o futebol na região do Nordeste baiano. Em seguida, a comitiva luzense conversou com o portal da FBF e revelou suas expectativas para superar as boas campanhas de 2010, 2011 e 2014 no Intermunicipal. “Vamos mesclar a nossa Seleção com as jovens promessas do Rural e contratar jogadores experientes. Assim conquistaremos o inédito título”, disse Mário.
Os desportistas ainda apresentaram o calendário esportivo do município e os bons resultados do Campeonato Rural, que está em fase final. A competição teve 32 equipes na disputa e dará um prêmio total de R$ 30 mil. Foi do futebol da cidade que saiu o jovem destaque do Atlético (MG), Carlos. O atacante também acumula passagens pela Seleção Brasileira Sub-20.