As últimas competições da 13ª edição dos Jogos Estudantis de Feira de Santana (Jefs 2014) acontecem neste sábado (8) e domingo (9), no Ginásio Municipal de Esportes Oyama Pinto. A competição começou em 1º de outubro e reuniu cerca de 4.220 atletas, de 85 escolas das redes municipal, estadual e do setor privado.
As partidas começam às 7h45 com as finais do handebol, futset, futsal categoria A, GR, tênis de mesa, xadrez, natação, karatê, jiu-jitsu e atletismo. São disputadas 15 modalidades nas categorias A e B, com atletas entre 12 e 20 anos de idade.
Esta edição tem o dobro de escolas em relação a edições anteriores. O diretor do Departamento de Esportes da Secel, Emerson Britto, considera um marco nos Jogos Estudantis de Feira de Santana e destacou o trabalho de toda a equipe para realizar o que chamou de “os melhores jogos de todos os tempos”.
“A realização deste evento é a afirmação de um momento de grande confraternização de alunos, professores, diretores, coordenadores e todos os familiares. É a oportunidade que o esporte proporciona de agregar valores para as crianças e adolescentes de nosso município.”, enfatizou o diretor.
Para Leandro Cerqueira Silva, coordenador do Jiu-jitsu dos JEFS, as Olimpíadas vêm ao longo destes anos estimulando a juventude para a prática do esporte e dando oportunidades para os jovens revelarem habilidades e descobrirem talentos.
“É uma honra poder servir o nosso município em um evento grandioso como esse, principalmente pelos benefícios que a iniciativa proporciona aos jovens e pela dimensão que o nosso diretor de esportes, Emerson Britto, vem dando ao projeto. O esporte é um importante aliado na luta pela inclusão social e as Olimpíadas, com certeza, têm propiciado o convívio social e movimentado as escolas. Olimpíadas Estudantis, aqui vamos nós”, destaca.
Neste ano, a olimpíada tem como lema: “O mais importante nos jogos não é vencer, mas participar! Assim como na vida quem se esforça é sempre um vencedor”. Emerson Britto afirma que o objetivo é fazer o esporte como instrumento de educação, onde os jovens descubram valores que possam levar por toda vida, finalizou.
A competição é uma promoção da administração municipal, através da Secretaria de Cultura e Departamento de Esportes, e conta com o apoio dos professores de Educação Física e diretoras das escolas participantes.