Campeões do Baianão Infantil e Juvenil levantarão troféus Laelson Lopes

18 de novembro de 2014
Dono de um currículo de dar inveja, Laelson Lopes é, sem dúvidas, um dos grandes técnicos formados no futebol baiano. Além de diversos clubes do estado, ele tem na bagagem passagens por equipes da Espanha, Itália e Estados Unidos.
Profundo conhecedor da profissão, Laelson receberá uma merecida homenagem na próxima sexta-feira (21). O treinador foi escolhido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) para dar nome aos troféus de campeão Baiano Infantil e Juvenil 2014.
A escolha nada mais é do que um reconhecimento da entidade à sua colaboração na formação de jovens atletas. Alguns podem desconhecer, mas Lopes tem importantes serviços prestados ao futebol de base.
Em uma das suas passagens pelas categorias de base do Bahia, o técnico foi, pode-se dizer “decisivo” para a carreira de um dos principais jogadores brasileiros da atualidade, o meia Anderson Talisca. O menino franzino, que deu seus primeiros passos no Astro, de Feira de Santana, chegou ao Fazendão depois de não ter permanecido no Vasco da Gama.
Mas, no Tricolor, o meia não teve facilidades. A dispensa parecia ser o destino de Talisca se não fosse um dos técnicos das categorias de base do clube. Esse treinador era, justamente, Laelson Lopes.
Com o olhar de quem entende, o comandante percebeu que o garoto feirense tinha qualidades suficientes para render bons frutos ao clube. E foi o que aconteceu. Negociado na maior transação da história do Bahia, Anderson Talisca se transferiu para o Benfica. Em poucos meses em Portugal, o meia se tornou um dos principais jogadores da Europa, despertou interesses de grandes clubes da Inglaterra e Itália e chegou ao ponto mais alto da carreira de um atleta, a Seleção do seu país. Aos 20 anos, o atleta foi convocado pelo técnico Dunga para defender o Brasil em dois amistosos neste mês de novembro.
Já como técnico de futebol profissional, Laelson passou por clubes como Vitória da Conquista, Fluminense de Feira, Botafogo (BA), Juazeirense, Itabaiana (SE), Boca Junior (SE), Confiança (SE), CSA (AL), CSE (AL) e outras diversas equipes de Goiás e Minas Gerais. Já no exterior, o baiano tem experiências na 3ª Divisão da Espanha, Itália, Torneio de Carnevalle e Angelo Dossena, Dallas-Cup e USA-Cup (EUA).
Laelson Lopes entregará as taças de campeão estadual de ambas as categorias na sexta-feira (21). O vencedor sairá das disputas de dois clássicos BAVIs. No Infantil, o Bahia saiu na frente ao vencer o jogo de ida por 4 a 0. A decisão será no Barradão, às 10h. Já no Juvenil, o empate de 1 a 1 na primeira partida deixa um Tricolor precisando de apenas mais um empate, às 15h, em Pituaçu
Currículo – Laelson Lopes é licenciado em Educação física pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Instrutor de Futebol pela Federação Gallega de Futebol (Espanha), especializado em futebol e futsal pela FICAB/Rio de Janeiro.
Ministrou cursos de futebol na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), curso para treinadores do Estado de Barinas (Venezuela), curso para treinadores em Pensecola (EUA), curso para treinadores e preparadores físicos em Luanda (Angola) e curso internacional de futebol no Cruzeiro (Minas Gerais).
Tem no currículo, ainda, experiências como treinador na 3ª Divisão da Espanha, Itália, Torneio de Carnevalle e Angelo Dossena, Dallas-Cup e USA-Cup (EUA) e clubes de futebol nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Goiás e Minas Gerais.
Recentemente, Laelson Lopes, ao lado do preparador físico e amigo Celio Barreiros idealizou o Curso para Formação de Treinadores de Futebol em Salvador, que já formou três turmas de novos profissionais.
Foto capa e destaque interno: Marcelo Oliveira / Vídeoplayesporte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *