
Assim como a Espanha, o Uruguai resolveu poupar os principais titulares contra o Taiti. Bom para quem entrou, mostrou serviço e participou da goleada de 8 a 0 da tarde deste domingo (23), na Arena Pernambuco. O triunfo, aliado ao resultado positivo da Espanha sobre a Nigéria, coloca os uruguaios no caminho da Seleção Brasileira.
Uruguai e Brasil decidem quem será o finalista da Copa das Confederações na próxima quarta-feira (26), no Estádio do Mineirão, às 16h. O vencedor encara o classificado do duelo europeu entre Espanha e Itália.
Bola rolando e Uruguai na frente
Foram dezesseis gols sofridos em dois jogos. E, logo no primeiro minutos, os taitianos mostraram que a tarde deste domingo (23) não teria um desfecho diferente. O zagueiro Scott, após escanteio cobrado, desviou para trás. O centroavante Abel Hernández não teve trabalho para abrir o placar em Pernambuco.
A torcida brasileira, como fez nas outras partidas, apoiou a fraca seleção do Taiti. Nada adiantou. Aos 23 minutos, o segundo gol uruguaio. Abel Hernández driblou Jonathan Tehau e, sem marcação, mandou uma bomba. Uruguai 2 a 0. O terceiro foi questão de minutos. Aos 26, Gargano cruzou na medida. Diego Pérez cabeceou e acertou a trave. No rebote, lá estava Pérez mais uma vez. Desta vez o volante do Uruguai caprichou e marcou mais um gol na Arena Pernambuco.
Goleada em Pernambuco
O Taiti era mero espectador da partida até aos 39 minutos. No contra-ataque bem articulado, Chong- Hue passou pelo zagueiro Scott e o goleiro Martín Silva. Mas, na hora da conclusão, se complicou e saiu de bola e tudo para fora. Do outro lado, em tarde pra lá de inspirada, Abel Hernández não perdoou. Aos 45, o camisa 11 recebeu lindo passe de Gargano e colocou no fundo da rede. Para não perder a conta: Uruguai 4×0.
Scotti em baixa
O Uruguai, logo aos 4 minutos, teve um pênalto ao seu favor. O zagueiro bateu errado e o goleiro Meriel defendeu. Achou pouco? No minuto seguinte o defensor da celeste recebeu o segundo cartão amarelo, ao cometer uma falta, e foi expulso. A superioridade númerica não foi um fator positivo para o Taiti. Isso porque, aos 14, Ludivio também recebeu o cartão vermelho.
Mais gols do Uruguai
Aos 15 minutos, logo depois da expulsão do taitiano, o jogador do Botafogo, Lodeiro, aproveitou o cruzamento de Gargano e ampliou o marcador. Cinco minutos depois,Aguirregaray sofreu mais um pênalti na partida. Desta vez, apesar da polêmica sobre quem seria o cobrador, o centroavante Abel Hernández bateu e marcou o quarto gol dele no jogo.
Poupado no início da partida, o principal atacante do Uruguai, Luis Suárez, entrou com fome de gols e deixou a marca duas vezes. Aos 36 e 44 minutos. Resultado que decretou a segunda maior goleada da competição, além de colocar o camisa 9 como maior artilheiro da celeste com 35 gols à frente de Diego Forlán, do Internacional.
FICHA TÉCNICA
Copa das Confederações
Uruguai 8 x 0 Taiti
Local: Arena Pernambuco (PE)
Data: 23/06/2013
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Auxiliares: Bertino Miranda e José Trigo (Portugal)
Gols: Abel Hernández (4), Luis Suárez (2) e Lodeiro
Cartões vermelhos: Scotti (Uruguai) / Ludivion (Taiti)
Uruguai: Martin Silva; Matías Aguirregaray, Coates, Scotti e Alvaro Pereira; Diego Pérez, Gargano, Eguren, Gastón Ramírez (Luis Suárez) e Lodeiro; Abel Hernández. Técnico: Óscar Tabárez
Taiti: Meriel; Aitamai (Lemaire), Ludivion, Vallar, Jonathan Tehau e Simon; Lorenzo Tehau, Caroine, Varihua e Chong-Hue; Hnanyine (Tihoni). Técnico: Eddy Etaeta.