Espanha vence Nigéria por 3 a 0 e encara Itália na semi

23 de junho de 2013
Espanha vence Nigéria por 3 a 0 e encara Itália na semi
Já classificada para a semifinal, a Espanha não deu novamente uma aula de futebol nem aplicou uma goleada histórica na Nigéria neste domingo (23), no Castelão, em Fortaleza, pela última rodada da fase de grupos da Copa das Confederações. A Seleção Espanhola venceu os nigerianos por 3 a 0, com gols de Jordi Alba, autor de dois, e Fernando Torres.
Os espanhóis abriram o placar já aos 2 minutos do primeiro tempo, com o lateral-esquerdo. Parecia que a Fúria iria dominar amplamente a partida, mas o que se viu nos 45 minutos iniciais foi os nigerianos jogando de igual para igual. O segundo gol saiu no início da última etapa, aos 16 minutos, quando, novamente, os nigerianos deram trabalho. Já nos últimos minutos o Alba, driblou o goleiro e, livre, fechou a goleada.
Com o resultado, a Espanha se classificou em primeiro do Grupo B com 100% de aproveitamento. Nas semifinais, os espanhóis enfrentarão a Itália, na próxima quinta-feira (27), mais uma vez no Castelão. Na outra semifinal, o Brasil enfrenta o Uruguai, na próxima quarta (26).
Espanha abre o placar aos três minutos, mas Nigéria joga de igual para igual
A Espanha começou o jogo disposta a mostrar, mais uma vez, porque é favorita ao título da Copa das Confederações. O time que venceu o Uruguai por 2 a 1, com um grande domínio, e entrou para história ao golear o Taiti por 10 a 0, precisou apenas de 3 minutos para abrir o placar diante da Nigéria, com Jordi Alba.
Com o gol e a certeza de classificação para a semifinal, os espanhóis davam espaço para a Nigéria, que conseguia chegar na área, mas pecava nas finalizações. Aos 19 minutos, Mba arriscou de longe e obrigou Valdés a fazer uma grande defesa.
Com as lacunas deixadas pelos espanhóis, o jogo ganhou um ritmo rápido. Quando estavam com a bola nos pés, os espanhóis buscavam com velocidade o gol e a seleção nigeriana fazia o mesmo em jogadas de contra-ataque. Soldado, atacante do time espanhol, teve duas oportunidades de ampliar o placar.
Primeiro, aos 25 minutos, quando recebeu lançamento de Sergio Ramos. O jogador finalizou em cima do goleiro Eneyama. O segundo lance foi aos 30 minutos. Após lindo passe de Pedro, Soldado chegou livre, obrigando o arqueiro adversário fazer boa defesa. Além do atacante, quem perdeu também uma chance incrível de gol foi Fábregas. Aos 39 minutos, ele recebeu bom passe de Soldado e a bola, surpreendentemente, carimba a trave. 
Ao final do primeiro tempo, a Nigéria, que buscou o empate durante os 45 minutos, havia chutado mais vezes ao gol do que os espanhóis.No entanto, mesmo com as investidas nigerianas, a Seleção Espanhola seguia com o domínio do jogo e com uma posse de bola superior, como de costume. 
Espanha faz o segundo com Fernando Torres e o terceiro com Alba
O segundo tempo começou com um ritmo mais lento do que o primeiro. Mas, ainda assim, a Nigéria continuava em busca do gol de empate. E quase conseguiu aos 5 minutos. Musa cruzou e Ideye, com o gol vazio, falhou na finalização. A Espanha respondeu aos 8, com Xavi em boa cobrança de falta. 
Apesar de não apresentar aquele futebol das últimas duas partidas, a Espanha conseguiu ampliar o placar. Fernando Torres, que entrou no lugar de Soldado, aos 16 minutos, recebeu cruzamento de Pedro e marca de peixinho. O gol pareceu ter animado a Fúria que passou a chegar mais no ataque. No entanto, assim como a Nigéria, pecava na finalização. Nos últimos minutos de jogo, Sergio Ramos lançou Jordi Alba. O lateral driblou o goleiro e, livre, fechou a goleada.
A Espanha não apresentou o mesmo futebol que torcedor estava acostumado. Apesar de ter tido maior posse de bola durante todo jogo, a diferença não foi tão grande quanto em partidas anteriores. Os espanhóis, na fase de grupo, fizeram o necessário para chegar a semifinal diante da Itália. 
FICHA TÉCNICA
Copa das Confederações
Nigéria 0 x 3 Espanha
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 23 de junho de 2013, domingo
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos de El Salvador)
Gols: Jordi Alba (3), Fernando Torres (Espanha)
Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiéjilé; Mba (Ogu), Ogude, Mikel e Musa; Ideye e Oduamadi. Técnico: Stephen Keshi.
Espanha: Valdés: Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fabregas (David Silva), Pedro (David Villa) e Soldado (Fernando Torres). Técnico: Vicente del Bosque.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *