Brasil Ride já começou na Chapada Diamantina

20 de outubro de 2014
Foto_divulgação
A 5ª edição da Brasil Ride, a maior maratona de mountain bike das Américas, acontece deste domingo (19) a 25 de outubro, na Chapada Diamantina. Quinhentos atletas de 25 estados brasileiros e 20 países estarão reunidos num percurso de cerca de 600 quilômetros, em um cenário de serras, vales, rios e trilhas.
Com 13 mil metros de subidas acumuladas, a competição, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), percorre diversas cidades da região, tendo como base os municípios de Mucugê e Rio de Contas. 
A cerimônia de abertura ocorreu em grande estilo, um espetáculo que veio do céu para inspirar os ciclistas. O paraglider Rafael Goberna, um dos melhores pilotos do mundo, fez uma exibição mostrando suas habilidades com o parapente. Além de Goberna, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, também participou da cerimônia de abertura.
A Brasil Ride acontece em lugar privilegiado – Chapada Diamantina – que encanta a todos os visitantes, seja vista do céu – como é o caso de Rafael Goberna – ou da visão dos ciclistas em terra. A região reúne 26 municípios e abriga quase todas as nascentes dos rios das bacias de Paraguassu, Jacuípe e Rio de Contas, estimulando o convite à pratica esportiva em meio à natureza.
Pontuação
Este ano, a Brasil Ride tem o slogan ‘Mais do que uma competição, uma etapa em sua vida’ e homenageia a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi. O tema de abertura do evento é ‘O tempo de Caymmi’. Além de Mucugê e Rio de Contas, o evento passa por Abaíra, Arapiranga, Baraúna, Casa de Telha, Cascável, Caraíba, Fazendola, Igatu, João Correa, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Ouro Verde, Paramirim das Criolas, Piatã, Rio da Caixa e Santa Rosa.
A competição oferece aos atletas a oportunidade de conquistar pontos no ranking internacional da União Ciclística Internacional (UCI), favorecendo que os nomes nacionais obtenham, ‘em casa’, a pontuação necessária para conquistar vagas nos jogos olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *